Santo Antônio e Exu

Santo Antônio é o Santo Católico sincretizado, nos cultos Afro-Brasileiros, com Exu. Na verdade, o sincretismo relaciona nossos Orixás com Santos Católicos. No caso dos Exus, a Umbanda traz esse conceito do Candomblé, pois para eles Exu é considerado Orixá. Para nós, Umbandistas, os Guardiões Exus são Guias Espirituais e Santo Antônio se tornou seu padroeiro. 
No Brasil, Santo Antônio é reverenciado como "santo casamenteiro", os Guardiões tem a chave para dois mundos, eles são verdadeiros líderes de exércitos, executores da  Lei do Carma. São eles, os Exus  e Pombogiras que têm o dom da palavra, do conselho, trabalhando com a sensualidade e os desvios sexuais do homem, com o amor e o desejo carnal. Essas e outras associações ajudaram a sincretizá-los com Santo Antônio.
HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO:

Aos 19 anos, Antônio, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele  foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.
Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.
Tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor. Juntavam-se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. 

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. Está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua.
“Fala em línguas quem está repleto do Espírito Santo. As diversas línguas são o testemunho que devemos dar o favor de Cristo, a saber, humildade, pobreza, paciência e obediência. Quando os outros virem em nós estas virtudes, estaremos nós falando a eles. Nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala. Eu vos conjuro, pois, deixai vossa boca emudecer-se e vossas ações fala! Nossa vida está tão cheia de belas palavras e tão vazia de boas obras”. - Santo Antônio
Ou seja, Santo Antônio seguiu os passos do Mestre Jesus e exemplificou suas palavras de forma humilde e fiel, usando seu dom para levar à todos as palavras de Deus. Discípulo de São Francisco de Assis, abdicou da sua herança e viveu para defender os pobres e deserdados, pregador incansável do Evangelho. Amante da natureza e da solidão. Pode-se observar seus diálogos com a natureza e os animais em seu “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, Pois quando não era ouvido pelas pessoas, dirigia-se às aves e aos peixes.

Exu é que vem na frente dos orixás e para se chegar a qualquer um deles há primeiro que se pedir permissão a ele. Seu sincretismo com esse Santo Católico é por sua bravura quando mais novo, pelo dom de suas palavras, e principalmente pela justiça perante os menos afortunados tanto materialmente quando Espiritualmente. 
Santo que sempre se dedicou ao bem estar do próximo, assim como nossos Exus, chefes de falange, que sob comando direto de Zambi é o mensageiro da paz, da justiça e da comunhão entre vários mundos.
"Exu quando caminha, não há caminho que se feche não há palavra que se cale, não há má ação que permaneça."
 
O FUNDAMENTO DE SEU SINCRETISMO:
Quando os escravos, Africanos, adotaram Santo Antônio de Lisboa - Santo Católico - por Santo Antônio de Pemba sincretizado como Exu, foi por diversos motivos. Primeiramente e mais importante porque tinham que acompanhar o credo católico, obrigados por seus senhores, eram proibidos de exercer sua Fé nos cultos Africanos, ou então morriam; E como Exu, para eles, era o Orixá do fogo, faziam suas festas com grandes fogueiras, assim como as festas juninas do Santo Católico.
Santo Antônio sempre foi considerado como mensageiro do Evangelho de Jesus, guiando nossos passos no bom caminho. Por isso, atua também com Exu, agente, Guardião e Senhor do destino e dos caminhos dos indivíduos.
Santo Antônio é Santo de Lisboa, de Batalha, de Pemba, é Santo Trabalhador, conforme se observa nos pontos cantados na Umbanda, onde se louva seu nome.
Antes de louvar Exu, seja grato a esse Santo com tanta influência sob essa linha - Umbanda tem fundamento, é preciso estudar!

Postar um comentário

0 Comentários