Fechamento de Corpo

É um dia em que os pais de santo e médiuns passistas, sem incorporação, realizam um ritual muito importante, que antigamente era realizado por benzedeiras católicas, em suas casas, como legítimas mediadoras das forças de Deus e seus santos representantes. O médium tem esse poder, ele é, acima de tudo, um benzedeiro.
 
Este rito de unção, por pedido do Pai Chico, repete simbolicamente o surgimento do Barracão, reúne inicialmente os primeiros membros da casa, os fundadores, que são ungidos pelo preto velho, e em seguida estes fundadores ungem os médiuns passistas, que por sua vez, ungem os demais iniciantes e assistidos.
 
Acontece que o Barracão de Pai Chico surgiu assim, num quintal, onde esses fundadores se reuniram para celebrar exatamente este rito de fechamento de corpo, e em pouco tempo outros membros foram surgindo, sendo recebidos e ungidos pelo amor dessa comunidade, que depois trouxeram outros e assim por diante até se formar a comunidade terreiro que conhecemos hoje.
 
A sexta feira santa não é uma data umbandista e sim católica, mas a umbanda tradicional é cristã, e une em sua liturgia fundamentos de outras religiões, sempre adaptando estas liturgias aos seus fundamentos que são guiados pelas entidades regentes de cada casa.
 
Jesus, o maior médium que já existiu, pois curou pessoas intermediando a força de seu pai, Deus, através do passe mediúnico, quando questionado pelos fariseus sobre sua divindade respondeu: Sois deuses, todos somos, basta ter fé no Pai e faras o que fiz ou até mais, está na bíblia. É este Jesus humilde que morreu por nós quem é celebrado nestes atos da sexta-feira santa, num rito que segue rigorosamente, e também na humildade, os seus ensinamentos.
 

Postar um comentário

0 Comentários