Palavra de origem Bantu que significa: Chefe. Tanto na Umbanda, quanto no Candomblé, este cargo é muito respeitado.
Dentro de um terreiro de Umbanda o Ogan é tal qual como o nome significa o chefe, aquele que vêm logo após a Mãe ou Pai no santo.
Os Ogans não têm incorporação (estado de transe), e assim sendo em
todas as vezes que a Mãe de santo ou o Pai de santo estiverem
incorporados, os demais médiuns devem respeitá-los, tal como respeitam
seu pai ou mãe no santo.
O Ogan é os olhos do zelador, é a pessoa que observa e coordenar toda a parte ritualística do terreiro, para que tudo corra bem.
O Ogan ele tem o poder de quebrar um trabalho negativo! Por tanto o mesmo tem que sempre estar atento pois é ele quem irá junto com o zelador para administrar os trabalhos.
Se isso não acontecer não tem harmonia e não tendo harmonia a energia cai e todos ficam a mercê de energias negativas!
Ogan antes de tudo é ser responsável e sério dentro do ritual, cumprindo suas obrigações como Ogan da casa, seguindo os fundamentos da casa com extrema seriedade e atenção.
Para ser um Ogan não basta saber tocar os pontos a serem cantados, é preciso saber os momentos em que os pontos devem ser puxados e também saber o fundamento da casa.
Além disso, os Ogâs devem estar sempre de roupas brancas, e com suas guias.
TIPOS DE OGAN
ALAGBÊ – O chefe dos tocadores de atabaques, os instrumentos de percussão.
OGAN GIBONÃ – Zelador da casa de Exu, outro ogã de suma importância, pois seus conhecimentos ajudam na firmeza da casa.
OGAN APONTADO – Pessoa apontada como possível candidato a Ogã. Equivalente ao Ogã suspenso.
OGÃ SUSPENSO – Pessoa escolhida por um Orixá para ser um Ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos Ogãs da casa, significando que futuramente será confirmado e passará por todas as obrigações para ser um Ogã.
Há também outros Ogãs como GAIPÉ, RUNSÓ, GAITÓ, ARROW, ARRONTODÉ.
No Candomblé Bantu os Ogans são classificados como:
TATA NGANDA LUMBIDO – Ogan guardião das chaves da casa.
KAMBONDOS – Ogan
KAMBONDO KISABA ou TATA KISABA – Ogã responsável pelas folhas.
TATA KIVANDA – Ogan responsável pelas matanças, pelos sacrifícios animais (mesmo que AXOGUN).
TATA MULOJI – Ogan preparador dos encantamentos com as folhas e cabaças.
TATA MAVAMBU – Ogan ou filho de santo que cuida da casa de Exu (de preferência homem, pois mulher não deve cuidar porque mulher menstrua e só deve mexer depois da menopausa, quando não menstruar mais, portanto, pelo certo as zeladoras devem ter um homem para cuidar desta parte, mas que seja pessoa de alta confiança).
XICARANGOMA – O chefe dos tocadores de atabaques, os instrumentos de percussão.
O Ogan é os olhos do zelador, é a pessoa que observa e coordenar toda a parte ritualística do terreiro, para que tudo corra bem.
O Ogan ele tem o poder de quebrar um trabalho negativo! Por tanto o mesmo tem que sempre estar atento pois é ele quem irá junto com o zelador para administrar os trabalhos.
Se isso não acontecer não tem harmonia e não tendo harmonia a energia cai e todos ficam a mercê de energias negativas!
Ogan antes de tudo é ser responsável e sério dentro do ritual, cumprindo suas obrigações como Ogan da casa, seguindo os fundamentos da casa com extrema seriedade e atenção.
Para ser um Ogan não basta saber tocar os pontos a serem cantados, é preciso saber os momentos em que os pontos devem ser puxados e também saber o fundamento da casa.
Além disso, os Ogâs devem estar sempre de roupas brancas, e com suas guias.
TIPOS DE OGAN
ALAGBÊ – O chefe dos tocadores de atabaques, os instrumentos de percussão.
OGAN GIBONÃ – Zelador da casa de Exu, outro ogã de suma importância, pois seus conhecimentos ajudam na firmeza da casa.
OGAN APONTADO – Pessoa apontada como possível candidato a Ogã. Equivalente ao Ogã suspenso.
OGÃ SUSPENSO – Pessoa escolhida por um Orixá para ser um Ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos Ogãs da casa, significando que futuramente será confirmado e passará por todas as obrigações para ser um Ogã.
Há também outros Ogãs como GAIPÉ, RUNSÓ, GAITÓ, ARROW, ARRONTODÉ.
No Candomblé Bantu os Ogans são classificados como:
TATA NGANDA LUMBIDO – Ogan guardião das chaves da casa.
KAMBONDOS – Ogan
KAMBONDO KISABA ou TATA KISABA – Ogã responsável pelas folhas.
TATA KIVANDA – Ogan responsável pelas matanças, pelos sacrifícios animais (mesmo que AXOGUN).
TATA MULOJI – Ogan preparador dos encantamentos com as folhas e cabaças.
TATA MAVAMBU – Ogan ou filho de santo que cuida da casa de Exu (de preferência homem, pois mulher não deve cuidar porque mulher menstrua e só deve mexer depois da menopausa, quando não menstruar mais, portanto, pelo certo as zeladoras devem ter um homem para cuidar desta parte, mas que seja pessoa de alta confiança).
XICARANGOMA – O chefe dos tocadores de atabaques, os instrumentos de percussão.
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