OGUM MARINHO

Não se pode falar de Ogum Marinho sem falar de Ogum Beira Mar. Seu Beira Mar é chefe da Primeira Falange da Sexta Linha (de Ogum) dentro da Umbanda tradicional. Ele vibra entre as ondas que quebram na praia e o começo do mar alto. Seu falangeiro principal é Ogum Sete Ondas. Ogum Sete Ondas milita na Primeira Falange, que é liderada por Ogum Beira-Mar, Ogum do Mar ou Ogum Marinho.

As cores, velas e flores oferendadas a Ogum Beira Mar são as mesmas oferendadas a Ogum Sete Ondas e também para Ogum Marinho.
As velas e flores (os cravos) são brancas e vermelhas. Ele vibra nas ondas que tocam as praias, fazendo uma ponte entre os encantados marinhos e as almas de velhos guerreiros que viveram sob as bênçãos do mar.
No Vodu e em alguns ramos de Obia seu chefe se chama General Agwe e ele navega num misterioso barco encantado e vivo (um mistério) de nome Imamou. Agwe é o consorte mágico de Mamãe Lasiren, a Rainha do Mar (Iemanjá no Brasil).
Prestando atenção nisso, vamos encontrar a presença da vibração de Ogum em todos os Reinos naturais, pela energia do seu fogo ordenador, assumindo, seus Mensageiros, nomes místicos que os personalizam nos diversos campos energéticos naturais:
1 – No Ar = Ogum Matinata (Nos Campos de Oxalá)
2 – Na Água Salgada = Ogum Marinho, Ogum Beira Mar, Ogum 7 Ondas (Nos Campos de Iemanjá)
3 – No Fogo = Ogum Delê (Nos Campos do próprio Ogum)
4 - Na Mata = Ogum Rompe Mato (Nos Campos de Oxossi)
5 – No Fogo (Elétrico) = Ogum Naruê (Nos Campos de Xangô)
6 – Na Água Doce = Ogum Iara (Nos Campos de Oxum)
7 – Na Terra = Ogum Megê (Nos Campos de Obaluayê)
A Vibração de Ogum, por ser a ordenação, por meio da Lei Divina, nos caminhos e estradas da natureza e da vida dos seres, faz com que o mesmo seja Responsável e coordenador da Linha dos Exus de Lei.

Postar um comentário

0 Comentários